COMIDA NA PANDEMIA
- FiGAS

- 13 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de set. de 2020
Estamos cozinhando! Bem mais que antes, pelo menos. E muita gente teve que se rebolar para aprender os macetes entre as panelas. Será que as longas horas assistindo reality shows e documentários de comida valeram de assistência nesse momento? Ou será que ooops, cozinhar aquela comida incrível e linda do restaurante ou da TV não é assim tão fácil, quanto imaginamos?!
E antes da pandemia exigir parte da população em casa, quem cozinhava para você? Se era você, ótimo, vida que segue, agora somada a muitas tensões, mas se era outra pessoa, vamos refletir sobre esse trabalho? A maioria das pessoas que executam funções alimentares são mulheres. Quando é a comida caseira, essa porcentagem aumenta. Como tem sido por aí? Você assumiu as responsabilidades de se alimentar ou está deixando para alguém? Este alguém está sobrecarregado de tarefas?
São muitas perguntas e reflexões, e são importantes. Vimos ideias e noções de mundo modificarem intensamente nas últimas semanas, o que virá depois disso é incerto, mas igual era não fica. Muita gente percebeu que cuidar da casa dá trabalho pra caramba. Talvez mais que o home office. Apenas não é um trabalho remunerado, e talvez por isso desconsiderado por tanta gente, mas se parar pra pensar são essas tarefas que movem nosso cotidiano.

Terceirizamos o café da manhã, almoço e jantar, lanches no meio. Tomar um café com as amigas. Jantar de negócios. Almoço para concretizar planos. Brunch de celebração. Café pra viagem na correria até o escritório. Um pão na padaria, corre e pega o transporte público e vai comendo no caminho. Fim de domingo na pizzaria com a turma. Lanche na estação de metrô. Tapioca na parada do ônibus.
Eram tantas as opções que a vida corrida do trabalho nos impunha, tanta comida na rua, que às vezes, até se a gente quisesse cozinhar, nem sobrava tempo. O tempo em casa era para descansar daquela correria, um filme e um pedido de comida por telefone. Cozinhar cansa.
Neste espaço de reflexões, segue mais: o que podemos fazer para que as atividades essenciais cansem menos? Como a organização na cozinha pode ajudar a sobrar mais tempo pra descanso? Como queremos ser no futuro próximo que ainda não sabemos escrever?
Hoje é dia de refletir. As respostas vamos construindo ao longo do tempo.
Imagem: Unsplash / @can.we.all.go





Comentários